Vantagens do uso de recursos computacionais na análise das estruturas e a importância do engenheiro na disposição de modelos analítico simplificados

Autores

  • João Pereira de Souza Filho UNIPAC
  • Thiago Bomjardim Porto PUC
  • Danilo Bento Oliveira UFVJM

Palavras-chave:

Analise numérica, Método dos Elementos Finitos, Estrutura

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um comparativo entre os esforços de lajes, vigas e pilares obtidos analiticamente de um estudo de caso hipotético de um edifício de pequeno porte com quatro lajes, seis vigas e nove pilares, com os resultados obtidos em um software comercial utilizando-se o método dos elementos finitos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com erros relativos inferiores a 35 %. Além dos resultados analíticos obtidos, está pesquisa alerta para a importância das conferências manuais para validação dos modelos numéricos computacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pereira de Souza Filho, UNIPAC

Especialista em Engenharia de Estruturas. UNIPAC – T.O.

Thiago Bomjardim Porto, PUC

Doutor em Engenharia Geotécnica. Professor Adjunto IV. PUC-MG.

Danilo Bento Oliveira, UFVJM

Mestre em Engenharia Estruturas. Professor UNIPAC/ UFVJM

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

FILHO, J. P. de S.; PORTO, T. B.; OLIVEIRA, D. B. Vantagens do uso de recursos computacionais na análise das estruturas e a importância do engenheiro na disposição de modelos analítico simplificados. Revista Hipótese, Bauru, v. 5, p. 88–103, 2019. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/111. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas