Afinal, qual a "utilidade" do PIBID psicologia

Autores

  • Cristiano da Silveira Longo Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Stella Narita Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

PIBID, Formação docente, Licenciatura, Psicologia, Grupo operativo

Resumo

O presente estudo apresenta e discute as possibilidades de um projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Psicologia, parte integrante do Projeto Institucional do PIBID da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Do ponto de vista metodológico, propõe o desenvolvimento de atividades em formato de grupos operativos no ensino, abordando temáticas transversais tais como ética, pluralidade cultural, saúde, sexualidade, trabalho, consumo e orientação profissional. Ao problematizar sobre qual a utilidade de um projeto desta natureza, conclui pela sua necessidade ante as chamadas “questões sociais urgentes”, muitas vezes relegadas a um segundo plano na estruturação curricular formal e nas práticas do cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano da Silveira Longo, Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Professor Adjunto III da Universidade Federal do Sul da Bahia (U.FSB)

Stella Narita, Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Adjunta II da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

LONGO, C. da S.; NARITA, S. Afinal, qual a "utilidade" do PIBID psicologia. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 410–428, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/198. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas