Summerhill

sementes da democracia

Autores

  • Deb O'Rourke Universidade de York
  • Rafael Almeida IFSP

Palavras-chave:

Neill, Summerhill, Escola gratuita, Escola alternativa, Democrático, ALPHA Alternative School, Toronto, Canadá

Resumo

No Canadá e nos EUA, o livro de 1960 de A. S. Neill em Summerhill inspirou o Movimento da Escola Livre, em que centenas de escolas de base foram criadas por pais, professores e estudantes. No Canadá, foram criadas escolas alternativas públicas para garantir que todas as classes econômicas pudessem ter acesso a diferentes modelos de educação, mas poucas escolas têm sobrevivido às pressões sistêmicas. ALPHA Alternative School inclui pais na parceria democrática e depende da suaadvocacia. O autor vê Summerhill como um modelo vital, não só para a educação que promove "indivíduos fortes e pessoas da comunidade", mas para comunidades escolares resistentes que lutam para sobreviver e, no processo, atraem suas nações para além do espectro, desde a democracia idealizada até a atualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deb O'Rourke, Universidade de York

Professorade turismo e artes visuais, escritorae artista visual com mestrado em Educação pela Universidade de York em Toronto.

Rafael Almeida, IFSP

Traduzido, com permissão da autora, pelo Prof. Rafael Almeida, IFSP Itapetininga.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

O’ROURKE, D.; ALMEIDA, R. Summerhill: sementes da democracia. Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 1, p. 91–111, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/305. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas