O empresariamento da educação superior brasileira

a retomada das “velhas/novas” teses do Banco Mundial

Autores

  • Maria Valonia da Silva Xavier Universidade Estadual do Ceará
  • Rogério Paes de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Estadual do Ceará
  • Frederico Jorge Ferreira Costa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Educação Superior, Privatização, Banco Mundial

Resumo

O objetivo do presente trabalho consiste em analisar o movimento da expansão mercantilizada da ES brasileira e as diretrizes do BM. Trata-se de um estudo bibliográfico e documental. Centrou-se na tradição marxista, na qual compreende o objeto como unidade do diverso. Constatou-se que a ES segue na esteira dos interesses dos empresários da educação. As formas de privatização das IES públicas, desvelam, de fato, que este nível de ensino é compreendido como um nicho de mercado essencial para o capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Valonia da Silva Xavier, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa da Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE)

Rogério Paes de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro do Grupo de Pesquisa da Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando pelo Programa Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Membro do Grupo de Pesquisa da Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Grupo de Pesquisa da Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

XAVIER, M. V. da S.; OLIVEIRA, R. P. de; PAULA, A. S. do N. de; COSTA, F. J. F. O empresariamento da educação superior brasileira: a retomada das “velhas/novas” teses do Banco Mundial . Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 142–158, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/377. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)