Qualidade total versus qualidade social na educação

uma abordagem sobre o IFSP

Autores

  • Marcel Pereira Santos IFSP
  • Cintia Almeida da Silva Santos IFSP

Palavras-chave:

Qualidade Total, Qualidade Social, Educação Emancipatória

Resumo

Discutiu-se a qualidade na Educação Profissional e Tecnológica sob duas perspectivas: Qualidade Total, de perspectiva neoliberal e empresarial – que compreende a educação como um campo estratégico para o desenvolvimento social, econômico e cultural e Qualidade Social - que entende a educação como uma forma de emancipação do sujeito. Analisou- se qual concepção de qualidade o cenário educacional no que tange a Educação Profissional e Tecnológica deve estar atrelado. Foi feita uma relação com a proposta pedagógica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A metodologia compreendeu o levantamento bibliográfico e análise documental do Projeto Político Pedagógico do IFSP. Abordou-se sobre Educação Profissional e Tecnológica e o Ensino Médio Integrado no IFSP. Concluiu-se que o IFSP possui uma proposta com viés na Qualidade Social, pois valoriza a educação emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Pereira Santos, IFSP

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Doutorando em Educação pela Universidad Central Del Paraguay e Bibliotecário-Documentalista do IFSP – Câmpus Araraquara.

Cintia Almeida da Silva Santos, IFSP

Doutora em Ciência Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Bibliotecária-Documentalista do IFSP Câmpus Araraquara.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SANTOS, M. P.; SANTOS, C. A. da S. Qualidade total versus qualidade social na educação: uma abordagem sobre o IFSP. Revista Hipótese, Bauru, v. 6, p. 89–106, 2020. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/60. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas