Formação em contexto do grupo gestor da instituição educacional–para além de uma relação técnico-burocrática

Autores

  • Maria Ephigênia de A Cáceres Nogueira FEUSP
  • Andrea Costa Garcia FEUSP

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Desenvolvimento organizacional, Gestão e liderança, Mudança educativa e qualidade de ensino

Resumo

O artigo discute o relato de experiência sobre a relação do grupo gestor com a escola na rede de ensino municipal de São Paulo. Constata-se a relação técnico-burocrática construída com o grupo gestor por meio das regulamentações das atividades cotidianas da escola. O desenvolvimento profissional e organizacional voltado à equipe gestora objetiva orientar igualmente as unidades para que apresentem uma uniformidade interna de organização e funcionamento. Para romper com a visão técnico-burocrática do papel da escola e do grupo gestor, adotamos a formação em contexto, a investigação praxeológica do processo educativo, a participação, a documentação pedagógica e a autonomia para a construção das pedagogias participativas necessárias para a vivência da cidadania democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ephigênia de A Cáceres Nogueira, FEUSP

Doutorado em Educação (FEUSP). CIEI – FEUSP.

Andrea Costa Garcia, FEUSP

Pedagogia (FEUSP). Supervisora Escolar PMSP/SME - CIEI-FEUSP.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

NOGUEIRA, M. E. de A. C.; GARCIA, A. C. Formação em contexto do grupo gestor da instituição educacional–para além de uma relação técnico-burocrática . Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 382–398, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/378. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas