Visões geométricas da Gruta do Bocão no Parque Estadual de Ibitipoca-MG

mapeamento e modelagem

Autores

  • Marcelo S. Silverio Fatec
  • Luiz Carlos Cruz UNIP
  • Marcos S. Silverio GELS
  • Vanderlei Farias EGRIC

Palavras-chave:

Ibitipoca, Caverna, Mapeamento, Espeleologia, Gruta do Bocão

Resumo

A Sociedade Brasileira de Espeleologia, em parceria com o Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas organizaram a expedição IbitiProca (Projeto Cavernas do Ibitipoca), para o Parque Estadual de Ibitipoca MG, com o objetivo de realizar prospecção e topografia de cavernas na região. Durante esse evento, percebeu-se que haviam duas cavernas estavam cadastradas com a mesma localização geográfica: Caverna do Bocão e Caverna da Catedral. Este trabalho tem por objetivo apresentar a descrição dessa gruta, bem como sua topografia e representações 3D, com auxílio de dados coletados em campo e softwares específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo S. Silverio, Fatec

Graduado em Matemática pela UFSCar, pós graduado em Modelagem Matemática pela PUCCamp, Mestre em Ensino de Matemática pela USP. Professor da Fatec de Itapetininga.

Luiz Carlos Cruz, UNIP

Graduado em Tecnologia em Informática pela Fatec de Itapetininga e em Ciências Contábeis pela UNIP; Aluno do curso de Ciências Biológicas UNIP.

Marcos S. Silverio, GELS

Graduado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Membro do Grupo de Espeleologia Laje Seca. GELS.

Vanderlei Farias, EGRIC

Graduado em Geologia pela UNESP de Rio Claro. Membro do Espeleo Grupo de Rio Claro. EGRIC. 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVERIO, M. S.; CRUZ, L. C.; SILVERIO, M. S.; FARIAS, V. Visões geométricas da Gruta do Bocão no Parque Estadual de Ibitipoca-MG: mapeamento e modelagem. Revista Hipótese, Bauru, v. 6, p. 176–190, 2020. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/76. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas