A gestão do conhecimento é um modismo empresarial? Alguns acontcimentos e fatos que indicam que não

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto IFSP

Palavras-chave:

conhecimento, sociedade do conhecimento, pensamento crítico

Resumo

O presente artigo pretende realizar algumas reflexões iniciais sobre o questionamento da gestão do conhecimento ser considerado um modismo empresarial. Nesse sentido, apresentamos em nosso artigo alguns indícios e fatos que confirmam que estamos vivenciando um processo de transformação de uma sociedade industrial pra uma sociedade do conhecimento, em que o capital tido até então como o principal recurso de produção começa a ceder lugar para o conhecimento. Para atingir esse objetivo estruturouse o artigo em três partes, num primeiro momento far-se-á uma análise dos acontecimentos de âmbito social que apontam para uma nova sociedade, a sociedade do conhecimento. Num segundo momento, a análise recairá sobre os aspectos econômicos dessa sociedade do conhecimento, demonstrando que há a transição de uma economia industrial para uma economia do conhecimento. Por fim, num último momento, far-se-á uma análise dos aspectos que indicam para a evidência de uma nova organização, denominada de organização do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP

Administrador. Mestre em Educação pela UEM. Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSP campus Itapetininga.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A. A gestão do conhecimento é um modismo empresarial? Alguns acontcimentos e fatos que indicam que não. Revista Hipótese, Bauru, v. 3, n. 4, p. 117–134, 2017. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/280. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas