Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (pnaic) e a prática pedagógica dos professores/as alfabetizadores/as no contexto do campo

possíveis contribuições

Autores

  • Luza nira de Deus Pereira da Silva Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Regina Aparecida Marques de Souza Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus

Palavras-chave:

PNAIC, Educação do Campo, Teoria Histórico-Cultural, Prática docente

Resumo

O presente artigo, parte de um projeto de pesquisa em andamento, consiste em um estudo das possíveis contribuições do PNAIC para a melhoria do trabalho do/a professor/a alfabetizador/a, inseridos no contexto do campo, tendo em vista a criança como sujeito de direito. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa, bibliográfica, documental, além de contar com entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos resultados, apoiamo-nos nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural para maior compreensão dos processos de apropriação da cultura escrita. Quanto à educação do campo, recorremos aos autores da área para articular questões relativas à cultura escrita e ao contexto do campo. Os resultados preliminares demonstraram demandar por uma política que atenda à educação do campo em suas diferentes realidades. Para que a alfabetização das crianças seja consolidada, é o que concluímos, é não só preciso que haja políticas públicas adequadas, como devem ser assumidas por todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

SILVA, L. nira de D. P. da S.; SOUZA, R. A. M. de S. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (pnaic) e a prática pedagógica dos professores/as alfabetizadores/as no contexto do campo: possíveis contribuições . Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 124–141, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/385. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas