Estágio e formação de professores

um diálogo com Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID24

Palavras-chave:

Estágio, Orientação, Licenciaturas, Paulo Freire

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o estágio supervisionado no processo de formação de professores em cursos de licenciatura à luz de elementos da teoria educacional de Paulo Freire. A partir de pesquisa bibliográfica, busca articular as categorias educação problematizadora, conscientização e diálogo presentes em Freire à práxis da orientação do estágio, em especial à relação licenciando-professor/orientador. A abordagem freireana contribui para repensar o estágio em uma perspectiva dialógica e de problematização da realidade observada, processo no qual teoria e prática articulam-se no movimento que vai da imersão à emersão, e desta à inserção crítica de sujeitos professores no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pedagoga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação pela FEUSP. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

MARQUES, A. C. T. L. Estágio e formação de professores: um diálogo com Freire. Revista Hipótese, Bauru, v. 7, p. e021008, 2021. DOI: 10.47519/eiaerh.v7.2021.ID24. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/24. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas