Coro virtual

Metodologia de ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID419

Palavras-chave:

Coro virtual, Metodologia de ensaio, Música e tecnologia

Resumo

Durante o período de pandemia da COVID-19 em 2020 e 2021 se tornou comum a produção de corais virtuais em formato de vídeos em mosaico. Enquanto é possível obter resultados finais de gravação similares aos de um coro presencial, o formato de coro virtual apresenta desafios para o desenvolvimento de um processo de ensaio. Este artigo propõe uma metodologia de ensaio virtual que se aproxime dos benefícios de um ensaio presencial, elencando diferentes abordagens para suprir a ausência de referência sonora natural em um processo de ensaio presencial. São também apresentadas a aplicação desta metodologia e resultados alcançados com o Coro de Câmara da UNESP, Campus São Paulo, durante o ano letivo de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jetro Meira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo – SP – Brasil

Professor substituto temporário. Professor titular, Licenciatura em Música. Doutorado em Artes Musicais (UILLINOIS).

Referências

BOLLOS, L. H. Canção do Amor Demais: Marco da música popular brasileira contemporânea. Per Musi, Belo Horizonte, v. 22, p. 83–89, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pm/a/9KdPQTTrFLLQPkH6KmX5JVt/?lang=pt&format=html. Acesso em: 18 out. 2021.

CARÔT, A. Distributed network music workshop with soundjack. In: PROCEEDINGS OF TONMEISTERTAGUNG, 25., Leipzig, Germany, 2008. Disponível em: http://www.carot.de/Docs/TMT08.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.

COOPER, L. Change the tune: How the pandemic affected the music industry. The Guardian, 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2020/dec/18/how-the-pandemic-affected-the-music-industry Acesso em: 02 mar 2022.

DAFFERN, H. et al. Singing together, yet apart: The experience of UK choir members and facilitators during the COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 303, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2021.624474. Acesso em: 02 mar 2022.

DEMOREST, S. M. Building Choral Excellence. Nova Iorque: Oxford University Press, 2001.

FRANCESE R. et al. Supporting Interaction in a Virtual Chorus: Results from a Focus Group. In: ARDITO C. et al. (ed.). Human-Computer Interaction – INTERACT 2021. Springer: Cham, 2021.

GARRETSON, R. L. Conducting Choral Music. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993.

LECK, H.; JORDAN, F. Criando Arte Através da Excelência do Canto Coral. Belo Horizonte: Editora Pró Coral, 2020.

LEITE, M. O Melhor de Garganta Profunda, Volume I. São Paulo: Irmãos Vitale, 1998.

ROBINSON, R. The Choral Experience. New York: Harper & Row, 1976.

WHITACRE, E. A Boy and a Girl. Milwauke: Hal Leonard, 2004.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, J. M. de . Coro virtual: Metodologia de ensaio. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022024, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID419. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/419. Acesso em: 21 nov. 2024.

Métricas