A aprendizagem musical e o uso das TDIC em uma comunidade de prática

Uma pesquisa em um coral comunitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID420

Palavras-chave:

TDIC, Comunidades de prática, Sala de aula invertida

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na aprendizagem musical em um coral comunitário, sendo este coral chamado por Comunidade de Prática Como objetivos específicos, esta pesquisa compreendeu as características de uma Comunidade de Prática, bem como analisar a contribuição das TDIC no processo de preparação coral para um concerto. O método adotado foi a Pesquisa-Ação, na qual diversas ações foram propostas e executadas com vistas à resolução de questões pertinentes ao processo de ensaio do referido coral. Para analisar os dados, trabalhou-se sob a ótica de três perspectivas teóricas: a Aprendizagem Situada, as Comunidades de Prática (COP) e a metodologia “Sala de Aula Invertida”. Ao fim, é proposto o nome de “Ensaio Expandido” para o tipo de metodologia de ensaio que foi desenvolvida, baseada na aplicação dos princípios da “Sala de Aula Invertida”, na prática, coral.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eldom Soares, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Mestrado em Música.

Paulo Roberto Affonso Marins, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil

Professor Associado no Departamento de Música. Doutorado em Music/Sound Recording (UNIS/Grã-Bretanha).

Referências

ARAUJO, L. H. L.; LUCENA FILHO, G. J. Comunidades virtuais de aprendizagem: novas dinâmicas de aprendizagem exigem novas formas de avaliação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 16., 2005, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2005.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, Editora Ltda., 2016.

GOHN, D. M. Tendências na educação a distância: Os softwares on-line de música. Opus, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 113-126. jun. 2010. Disponível em: https://anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/228. Acesso em: 23 jan. 2021.

GREEN, L. Poderão os Professores Aprender Com os Músicos Populares ? Revista Música, Psicologia e Educação, Porto, n. 2, p. 65-79, 2000. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/rmpe/article/view/2402. Acesso em: 13 out. 2021.

GUARIENTE, L. C. Comunidade de Prática Musical: Um Estudo Sobre Um Grupo Coral em Curitiba. 2010. Dissertação. (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2010. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/35748. Acesso em: 25 fev. 2021.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated Learning - Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press, 1991.

MENDES, L.; URBINA, L. M. S. Análise sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Comunidades de Prática. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. esp. 3, p. 305-327, out. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/m895WnhccC74MnCrQPLQWsH/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.

OLIVEIRA, F. M. M. Construindo o Canto Coral: A construção dos conhecimentos musicais no ensaio coral à luz da teoria sócio histórica de Vigotski. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24699. Acesso em: 16 jul. 2021.

PEQUINI, A. T. O uso das tecnologias no cotidiano, na educação e no ensino musical sob uma perspectiva educacional e sociocultural. 2016. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138259. Acesso em: 18 out. 2021.

SANTOS, E. O. Ideias sobre currículo, caminhos e descaminhos de um labirinto. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, jul./dez. 2004. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-da-faeeba/articulo/ideias-sobre-curriculo-caminhos-e-descaminhos-de-um-labirinto. Acesso em: 11 jan. 2021.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora e Editora Autores Associados, 1986.

TORRES, G. F. Canja de Viola: Uma Comunidade de Prática Musical Em Curitiba. 2008. Dissertação (Mestrado em Música ) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/18125/Texto_completo_final_biblioteca.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 out. 2022.

UZUNER, S.; HAYES, S.; SHEA, P. A Critical Review of the Use of Wenger's Community of Practice (CoP) Theoretical Framework in Online and Blended Learning Research, 2000-2014. Online Learning, v. 21, n. 1, p. 209-237, 2017. Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/963/255. Acesso em: 16 out. 2022.

WENGER, E. Communities of Practice - Learning Meaning, and Identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

SOARES, E.; MARINS, P. R. A. A aprendizagem musical e o uso das TDIC em uma comunidade de prática: Uma pesquisa em um coral comunitário. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022025, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID420. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/420. Acesso em: 9 maio. 2024.

Métricas