Critérios de progressão para o ciclo de alfabetização

uma discussão necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID34

Palavras-chave:

Educação básica, Avaliação da alfabetização, Ciclo de alfabetização

Resumo

O estudo busca refletir sobre os critérios básicos para a avaliação da alfabetização, inclusive em um contexto de crianças de inclusão. O método é de cunho qualitativo, apresentando um relato de experiência docente junto a um grupo de crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública na região metropolitana de Porto Alegre no decorrer do ano letivo de 2019. Sinaliza-se a importância de estabelecermos critérios propositivos, alinhados às propostas da escola e legislação vigente. Entre estes podemos citar: pertencimento, acesso, aprendizagem, continuidade, singularidade e complexidade. Todos podem aprender, cada um a seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues de Almeida

Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Desenvolvimento Cognitivo. Professora da Educação Básica no Município de Canoas/RS.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente do curso de Pedagogia e pesquisadora do PPGE da Universidade La Salle, Canoas/RS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão nos Diferentes Contextos.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

ALMEIDA, P. R. de; JUNG, H. S. Critérios de progressão para o ciclo de alfabetização: uma discussão necessária. Revista Hipótese, Bauru, v. 7, p. e021006, 2021. DOI: 10.47519/eiaerh.v7.2021.ID34. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/34. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.