Sobre a Revista

Foco e escopo da revista 

A Revista Hipótese é um periódico de publicação contínua e fluxo contínuo de submissões. Tem entre seus colaboradores alunos e professores de Instituições de Ensino Superior, seus orientandos e um corpo de profissionais que atuam na área da Educação e afins – do ensino, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Toda parte executiva da revista está sob a responsabilidade Editora Ibero-Americana de Educação.

A nossa missão é promover a disseminação do conhecimento a partir da Comunicação Científica e as discussões por pares, com o objetivo que o conhecimento possa se tornar acessível a toda sociedade.

O campo principal de análise é multidisciplinar e interdisciplinar, na Área de Educação e afins, Administração e afins, Área de Ensino e afins, Sociologia e Ciências Políticas, área de Letras e Linguística, Área das Engenharias e afins, Área da Saúde e afins, Comunicação e afins, e que possam discutir a educação como um todo.

Estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Mestrado com coautoria dos eu orientador. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-Graduação (Mestrandos e Doutorandos), desde que acompanhados de seus orientadores. Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas informações: titulação, URL do Currículo Lattes, ORCID, filiação institucional e resumo da biografia. Para graduandos, graduados e especialistas, devem vir acompanhados com um coautor doutor. Caso o cadastro do autor e dos coautores não esteja completo o manuscrito será recusado.

O campo de análise prioritário é a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade em seus temas e afins:

  • Comunicação e Educação;
  • Educação Básica;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação e Ciências Políticas;
  • Educação e Saúde;
  • Educação Profissional e Técnica;
  • Educação Sexual, Gênero e Valores;
  • Educação Superior;
  • Escola Inclusiva e Educação Especial;
  • Filosofia e Historiografia da Educação;
  • Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas;
  • Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação;
  • Padrões de Internacionalização.
  • Pesquisa e Avaliação;
  • Política e Gestão de Unidades Educacionais;
  • Escrita Científica e Comunicação;
  • Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade

A revista incentiva a organização de números especiais sobre temas específicos em Educação e afins, sendo que os volumes deverão conter entre 18 e 21 artigos, dos quais um terço ou mais devem ser de autores internacionais. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista.

Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos respectivos autores e informações para autores ou normas para publicação estão disponíveis no site da revista.

Histórico da Revista
A Revista Hipótese é um periódico eletrônico, multidisciplinar, que trabalha com o sistema de avaliação às cegas por pares (mínimo duas avaliações). O objetivo da Revista é disseminar o conhecimento científico produzido nacional e internacionalmente.

Foi fundada e editada pelo Nutecca - Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente - um grupo de pesquisas independente - em 2015, até o fechamento do Núcleo, em fevereiro de 2020 (saiba mais).

Em 2020, a Revista Hipótese passa a ser publicada de forma independente, sem qualquer vínculo institucional.

Desde 2019, a Revista Hipótese passou a ser uma publicação anual, adotando o sistema de publicação conforme a aceitação do artigo. Com isso, espera-se agilizar a disseminação do conhecimento produzido.

Até 2018, Revista Hipótese foi trimestral, publicando artigos reunidos sempre em torno de um tema específico na seção "Dossiê", artigos diversos na seção "Tema Livre", além de publicar resenhas, entrevistas, notas, poesias, contos e outras comunicações na seção "Palavra Aberta e Inspirações".

Entre março de 2015 e agosto de 2016, a Revista Hipótese foi publicada em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus de Itapetininga.