Gênero e educação

relato da opressão vivida por meninas quilombolas no Paraná

Autores

  • Juliana Berg Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Quilombolas, Meninas, Gênero

Resumo

O presente texto traz a percepção de pesquisadores sobre a vulnerabilidade vivida por meninas quilombolas da comunidade de Invernada Paiol de Telha no interior do Paraná acerca da possível opressão sentida no ambiente escolar. Uma reflexão que objetivava inicialmente observar o julgamento moral de crianças quilombolas e que em seu percurso encontrou relatos de vidas esquecidas pela sociedade heteronormativa e branca. Nessa perspectiva, o artigo traz o resultado de conversas e dilemas propostos, organizados seguindo o método clínico, discutindo identidade quilombola, gênero e etnia de meninas com idade entre 10 e 14 anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Berg, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014), onde atua como pesquisadora e docente; Graduada Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999).

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Educação pela UNESP (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). Membro da Sociedade Brasileira Jean Piaget, SBJP, Brasil. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS).

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

BERG, J.; VESTENA, C. L. B. Gênero e educação: relato da opressão vivida por meninas quilombolas no Paraná. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 7–37, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/208. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas