Lésbicas e relação de trabalho

análise da inserção no mercado profissional

Autores

  • Dávila Cristina dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Trabalhadoras, Gênero, Lésbicas, Heteronormatividade

Resumo

O objetivo deste artigo é o de conhecer sobre o quanto a orientação sexual interfere na contratação de trabalhadoras lésbicas na cidade de Maringá, para tanto foram entrevistadas onze trabalhadoras. Seus relatos foram tratados por meio do testemunho como estratégia da história de vida. A consonância entre sexo e gênero está no cotidiano dessas trabalhadoras, e os atos performativos ditos “femininos” constituem-se necessários no momento da contratação e durante sua permanência na empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dávila Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Bacharela em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração pela Universidade Positivo com período sanduíche pela University of Helsinki no Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE) - Institute of Behavioural Sciences. Professor adjunto no departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2016-04-15

Como Citar

SANTOS, D. C. dos; CASSANDRE, M. P. Lésbicas e relação de trabalho: análise da inserção no mercado profissional. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 240–264, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/209. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas