Remoção de nutrientes e matéria orgânica de efluente de laticínio por sistema alagado construído híbrido em Londrina - Paraná

Autores

  • Mariane Libório Cardoso Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Aline Hanny Peralta Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danielle Martins Cassiano de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Nagamine Costanzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

sistema alagado construído, nutrientes eutrofizantes, matéria orgânica, efluente de laticínios

Resumo

O tratamento de efluentes industriais é de suma importância para evitar a poluição dos corpos hídricos. Efluentes de laticínios podem ser considerados altamente poluentes, pois possuem carga elevada de matéria orgânica e nutrientes. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema alagado construído (SAC) híbrido em escala de bancada para tratamento do efluente de uma indústria de laticínios localizada em Londrina, PR. O sistema foi operado durante 90 dias com foco na avaliação da eficiência de remoção de nutrientes e matéria orgânica. O sistema trabalhou com ciclos de 24 horas com uma carga de aplicação de DQO de 3,0 Kg.d-1. A eficiência de remoção para a DQO variou de 79 até 97 %, para o NTK variou de 81 a 100% e para P-total variou de 73% a 100%. A análise estatística indicou que o SAC de fluxo vertical tem pouca eficiência de remoção, porém diminui a variabilidade e aumenta a confiabilidade do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

CARDOSO, M. L.; PERALTA, A. H.; OLIVEIRA, D. M. C. de; COSTANZI, R. N. Remoção de nutrientes e matéria orgânica de efluente de laticínio por sistema alagado construído híbrido em Londrina - Paraná. Revista Hipótese, Bauru, v. 1, n. 1, p. 48–61, 2015. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/21. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)