Representações de gênero e reificação da mulher no estilo musical sertanejo universitário

Autores

  • Karla de Oliveira Kian Universidade Estadual de Maringá
  • Alvaro Marcel Palomo Alves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Psicologia Sociohistórica, Marxismo, Representação de gênero, Música sertaneja

Resumo

Partindo do referencial sóciohistórico, interessamo-nos pelo estudo dos significados construídos pela música sertaneja universitária acerca dos gêneros sexuais. Neste estudo escolhemos três músicas deste estilo tomando como critério a maior audiência de acordo com o ECAD (2012-2014). A metodologia empregada foi a Epistemologia Qualitativa. Como resultado, identificamos que a desvalorização da mulher tem origem na divisão sexual do trabalho, e os núcleos de significação construídos foram: relações reificadas, prazer e afeto.

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Biografia do Autor

Karla de Oliveira Kian, Universidade Estadual de Maringá

Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá.

Alvaro Marcel Palomo Alves, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Psicologia e Sociedade - linha de pesquisa Infância e Realidade Brasileira - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho(UNESP), campus de Assis. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2016-02-02

Como Citar

KIAN, K. de O.; ALVES, A. M. P. Representações de gênero e reificação da mulher no estilo musical sertanejo universitário. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 159–184, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/221. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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