Modelagem de célula a combustível comercial (PEM) utilizando modelo elétrico equivalente

Autores

  • Antonio Eliseu Holdefer Universidade Católica de Goiás
  • Andressa Santos Pereira Universidade Católica de Goiás
  • Luan Marcel de Sousa Lima Universidade Católica de Goiás
  • Mateus Parreira Soares Universidade Católica de Goiás
  • Yuri Freitas Nogara Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Célula a Combustível, PEM, Esquema Elétrico, PROTEUS

Resumo

mundo está passando avanços tecnológicos sem precedentes com a crescente demanda por energias renováveis que não prejudicam o meio ambiente em uma escala global. Assim, a produção de energia a partir de células a combustível é uma grande alternativa para as futuras gerações, porque é uma energia "limpa", não poluente. A célula a combustível está se tornando uma alternativa porque é um dispositivo eletroquímico onde a conversão de energia química em energia elétrica ocorre sem qualquer emissão de gases poluentes. As células a combustível são usadas em diferentes indústrias, tais como automóvel e cogerações em hospitais e indústrias. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo modelar eletricamente uma célula a combustível do tipo PEM (membranas celulares poliméricas), de maneira a obter um circuito eletrônico que apresente curvas de VxI (tensão-corrente) e PxI (potência-corrente) muito semelhantes ao modelo comercial, tornando assim possível a simulação do comportamento elétrico de uma célula a combustível muito semelhante ao modelo real. O uso de tal modelo é muito benéfico para os engenheiros de eletrônica de potência, que em muitos casos têm a tarefa de projetar conversores de energia trabalhando em conjunto com células a combustível para diferentes condições de carga. A modelagem é baseada no uso de componentes eletrônicos convencionais facilmente encontrados em softwares de simulação e no mercado. O modelo desenvolvido no presente artigo pode ser utilizado para células a combustível de hidrogênio e de biocombustíveis como etanol, uma vez que ambos funcionam de forma semelhante e têm curvas semelhantes. O modelo também pode ser construído fisicamente para simular a operação de células a combustível para estudantes e engenheiros. O presente artigo apresenta um exemplo do desenvolvimento de um modelo genérico e seu uso em uma célula a combustível comercial de 1000W.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Eliseu Holdefer, Universidade Católica de Goiás

Meº,Profº e Orientador da Escola de Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Andressa Santos Pereira, Universidade Católica de Goiás

Graduando em Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Luan Marcel de Sousa Lima, Universidade Católica de Goiás

Graduando em Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mateus Parreira Soares, Universidade Católica de Goiás

Graduando em Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Yuri Freitas Nogara, Universidade Católica de Goiás

Graduando em Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica. Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

HOLDEFER, A. E.; PEREIRA, A. S.; LIMA, L. M. de S.; SOARES, M. P.; NOGARA, Y. F. Modelagem de célula a combustível comercial (PEM) utilizando modelo elétrico equivalente. Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 2, p. 163–171, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/338. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas