Resenha crítica

“The singing neanderthals: the origins of music, language, mind, and body”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID422

Palavras-chave:

Homo Sapiens, Musicalidade, Evolução da linguagem

Resumo

Esta revisão crítica é um trabalho fascinante de Mithen sobre a disposição de fazer e ouvir música dos humanos. A linguagem e a música são provavelmente restritas ao Homo sapiens, mas a musicalidade tem origem em nossos ancestrais e parentes hominídeos. Mithen busca explicações associadas a linguagem e a música reunindo subsídios teóricos da arqueologia, antropologia, biologia, neurociências e musicologia para desenvolver uma compreensão sofisticada dos sistemas de comunicação pré-modernos do que atualmente existe. A obra explica como a capacidade para a música evoluiu ao longo do tempo abordando a evolução da linguagem, do corpo e da mente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Fornari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil

Pesquisador de carreira Pq do CPG/DM/IA. Doutorado em Engenharia Elétrica (UNICAMP).

Referências

MITHEN, S. J. The singing Neanderthals: The origins of music, language, mind, and body. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

FORNARI, J. . Resenha crítica: “The singing neanderthals: the origins of music, language, mind, and body”. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022027, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID422. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/422. Acesso em: 3 dez. 2024.

Métricas