Um modelo de software para a aprendizagem à distância de expressividade musical idiomática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID418

Palavras-chave:

Expressividade musical idiomática, Software de aprendizagem musical à distância, Linguagem jazzística

Resumo

Recentes estudos das áreas de linguística e neurociência sugerem que a música possui características em comum com a linguagem verbal. Nesse sentido, este trabalho, oriundo de um projeto de doutorado em andamento do autor, propõe a criação de um aplicativo para dispositivos móveis (app) para o ensino musical da expressividade musical à distância (EaD) na guitarra elétrica ou violão, baseado em estratégias de aprendizagem da língua falada e escrita. O aplicativo ou app será desenvolvido a partir de um sistema de representação computacional chamado “Fraseado”, cujo embasamento teórico será tratado neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endre Solti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil

Doutorando em Música no Instituto de Artes.

José Fornari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil

Pesquisador de carreira Pq do CPG/DM/IA. Doutorado em Engenharia Elétrica (UNICAMP).

Referências

ANDERS, T.; ALCORN M.; ANAGNOSTOPOULOU, C. Composing music by composing rules: Computer aided composition employing constraint logic programming. Northern Ireland: School of Music & Sonic Arts, Queen’s University Belfast, 2003.

ANDERSON, J. R. As competências Cognitivas e sua Aquisição. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 1981.

ANDERSON, T. Modes of interaction in distance education: Recent developments and research questions. In: MOORE M. G.; ANDERSON, W. G. (ed.). Handbook of distance education. Hillsdale, N.J.: Lawrence Erlbaum, 2003.

DOWLING, W. J., HARWOOD, D. L. Music Cognition. San Diego, Califórnia: Academic, 1986.

GEBHARDT, R. B.; DAVIES, M. E.; SEEBER, B. U. Psychoacoustic approaches for harmonic music mixing. Applied Sciences, v. 6, n. 5, p. 123, 2016. Disponível em: https://www.mdpi.com/138694. Acesso em: 08 abr. 2020.

GONÇALVES, C. Representação multiparadigma de conhecimento musical utilizando programação lógica indutiva. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9158. Acesso em: 22 fev. 2021.

HONING, H. Was Steven Pinker right after all? Music stimulates and develops our mental faculties, 2013. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/blog/music-matters/201309/was-steven-pinker-right-after-all. Acesso em: 12 maio 2017.

HORIE, A. K. Rewriting Duolingo's engine in Scala. 2017. Disponível em: http://making.duolingo.com/rewriting-duolingos-engine-in-scala. Acesso em: 31 mar. 2017.

KRATUS, J. A developmental approach to teaching music improvisation. British Journal of Music Education, v. 26, n. 1, p. 26-38, 1996. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/025576149502600103. Acesso em: 02 set. 2022.

LIMB, C. Jazz in a fMRI scanner? Limb and Braun, neural substrates of spontaneous musical performance: a study of jazz improvisation, PLOS One, 2008.

MIRANDA, E. R.; ALVARO, J. L.; BARROS, B. Music knowledge analysis: Towards an efficient representation for composition. In: CONFERENCE OF THE SPANISH ASSOCIATION FOR ARTIFICIAL INTELLIGENCE, 11., 2005, Santiago de Compostela. Anais […]. Santiago de Compostela, 2005.

PATEL, A. D. Music, Language and the Brain. New York: Oxford University Press, 2008.

RAMIREZ, R.; HAZAN, A. Modeling expressive music performance in jazz. In: FLAIRS CONFERENCE, 8., 2005, Flórida. Anais […]. Flórida, 2005.

RIPOLL, H. The understanding-acting processing sport: The relationship between the semantic and sensoriomotor visual function. International Journal of Sport Psychology, v. 22, n.3-4, p. 221-243, 1991. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1992-45151-001. Acesso em: 10 out. 2022.

ROADS, C. The computer music tutorial. MIT press, 1996.

SOLTI, E. Avaliação do Ensino-Aprendizagem de Guitarra Elétrica e Violão Popular na Licenciatura em Música na Modalidade a Distância da Universidade Vale do Rio Verde. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015. Diponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_990a9fcdff2498655a899295d0103ba5. Acesso em: 26 fev. 2021.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

SOLTI, E.; FORNARI, J. . Um modelo de software para a aprendizagem à distância de expressividade musical idiomática. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022023, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID418. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/418. Acesso em: 19 set. 2024.

Métricas