As relações étnico-raciais na formação de professoras de uma escola quilombola

Autores

  • Michelle Gomes Freitas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Escola quilombola, Conhecimento de professoras

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa que objetivou identificar a presença e/ou ausência das questões étnico-raciais nos percursos formativos de professoras que atuam em uma instituição escolar inserida em um contexto quilombola. A metodologia empregada foi qualitativa e contou com o emprego de questionário para a produção dos dados. Analisamos os conhecimentos acerca das relações étnico-raciais do corpo docente dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola quilombola. As conclusões apontam para o caráter monocultural da escola pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Gomes Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Educação Física (UESB) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB).

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

FREITAS, M. G.; EUGENIO, B. As relações étnico-raciais na formação de professoras de uma escola quilombola. Revista Hipótese, Bauru, v. 6, p. 69–88, 2020. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/59. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas