A competitividade das micro, pequenas e médias empresas nos clusters

Autores/as

  • Reinaldo Dias Unicamp

Palabras clave:

clusters, produtividade, competitividade

Resumen

Este artigo analisa a relação existente entre os principais macro fenômenos do final do século XX e início do XXI, como a globalização e a revolução científico-tecnológica. O texto aborda a produtividade e a competitividade das Micro, Pequenas e Médias empresas (MPMEs) em clusters; definidos como agrupamentos de empresas setoriais e geograficamente concentradas em espaços territoriais determinados - conceito definido por Michel Porter nos anos 90, baseado em estudos realizados por outros autores, em particular Alfred Marshall (1890), e intelectuais italianos, tais como Beccatini e Garofalo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Reinaldo Dias, Unicamp

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas. Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Ciência Política pela Unicamp. Especialista em Ciências Ambientais.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

DIAS, R. A competitividade das micro, pequenas e médias empresas nos clusters. Revista Hipótese, Bauru, v. 3, n. 4, p. 89–116, 2017. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/281. Acesso em: 18 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos

Métrica