Mesocyclops loginsetus (THIEBAUD, 1912) como controle biológico de larvas de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) em ambiente urbano simulado

Autores

  • Stefani Pires Universidade Federal de São Carlos
  • Ingrid Yoshimura Universidade Federal de São Carlos
  • Thayllon Orzechowsky Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Gilmar Perbiche Neves Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Controle biológico, Mesocyclops, Aedes aegypti, Predação

Resumo

O díptero Aedes aegypti é transmissor de pelo menos três doenças importantes no Brasil, e por esse motivo passaram-se a desenvolver algumas medidas preventivas, principalmente no que diz respeito ao acúmulo de água, que possui grande potencial para sua reprodução e proliferação. Outros mecanismos como o método de controle biológico não são frequentemente utilizados no Brasil, e neste estudo testamos o uso de um crustáceo copépode (Mesocyclops longisetus) como predador de larvas de Aedes aegypti (Culicidae: Diptera). O copépode Mesocyclops, como a maioria dos Cyclopoida dispõe de um ciclo de vida curto, as fêmeas produzem cerca de 100 ovos durante a vida útil, podendo tolerar uma ampla gama de variações térmicas, e também sendo capaz de entrar em quiescência diante de condições desfavoráveis. Várias proporções de copépodes e larvas foram separadas e adicionadas em aquários para serem observadas durante cinco dias, as larvas de primeiro estágio foram exterminadas, as de segundo estágio foram menos predadas do que as larvas do primeiro estágio, e os demais estágios não foram consumidas pelo copépode. Os resultados indicam que o Mesocyclops longisetus pode ser usado para controlar larvas do primeiro e segundo estágio de A. aegypti, mas é ineficaz em outros estágios mesmo quando a densidade da presa é alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefani Pires, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda. Universidade Federal de São Carlos

Ingrid Yoshimura, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda. Universidade Federal de São Carlos.

Thayllon Orzechowsky Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Graduando. Universidade Federal de São Carlos

Gilmar Perbiche Neves, Universidade Federal de São Carlos

Docente. Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

PIRES, S.; YOSHIMURA, I.; GOMES, T. O.; NEVES, G. P. Mesocyclops loginsetus (THIEBAUD, 1912) como controle biológico de larvas de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) em ambiente urbano simulado. Revista Hipótese, Bauru, v. 5, p. 488–500, 2019. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/179. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas