Processos de violência vivenciados por pessoas trans* nas instituições de ensino

Autores

  • Roberta Polak Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Rafael Siqueira de Guimarães Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gilmar Carvalho Cruz Universidade Estadual de Ponta grossa

Palavras-chave:

Violência, Escola, Transexuais, Travestis

Resumo

Este artigo trata sobre processos de violência vivenciados por pessoas trans* nas instituições de ensino. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco pessoas trans*, através da perspectiva da análise narrativa. Através deste estudo foi possível vislumbrar trajetórias escolares permeadas por exclusões e silenciamentos, o que nos faz refletir sobre o quanto as normas binárias de gênero violentam vidas que escapam às normas socioculturais de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Polak, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Psicóloga e Mestra em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Rafael Siqueira de Guimarães, Universidade Federal do Sul da Bahia

Psicólogo e Doutor em Sociologia pela UNESP. Performer e produtor cultural do Coletivo Elenco de Ouro e professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia. Pesquisa os temas sobre diferenças, em especial as questões de corpo, gênero e sexualidades.

Gilmar Carvalho Cruz, Universidade Estadual de Ponta grossa

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação Física na Universidade Estadual do Centro-Oeste e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta grossa.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Como Citar

POLAK, R.; GUIMARÃES, R. S. de; CRUZ, G. C. Processos de violência vivenciados por pessoas trans* nas instituições de ensino. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 127–158, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/219. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas