Os desdobramentos da política educacional no período da ditadura militar para o ensino superior brasileiro

Autores

  • Niágara Vieira Soares Cunha Universidade Estadual do Ceará
  • Marcel Lima Cunha Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Reforma universitária, Política educacional, Ensino Superior, Ditadura Militar

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender os desdobramentos da política educacional para o Ensino Superior no Brasil no período da ditadura militar. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica. Observamos que o regime militar conseguiu impor a subordinação da universidade ao matiz taylorista do capitalismo com sua lógica de hiperprodutividade, privatização do ensino superior e redução dos investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niágara Vieira Soares Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em educação e discente do doutorado em educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE/UECE. Professora Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Marcel Lima Cunha, Universidade Federal do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

CUNHA, N. V. S.; CUNHA, M. L. Os desdobramentos da política educacional no período da ditadura militar para o ensino superior brasileiro . Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 33–53, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/384. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas