O estágio docente em ação

sujeitos, projetos, programas e perspectivas na formação do professor de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID44

Palavras-chave:

Estágio docente, Trama formativa, Ensino de Química, Residência Pedagógica

Resumo

Discutimos a trama formativa do professor de Química, destacando o estágio supervisionado. Apontamos para os avanços alcançados a partir de projetos e programas que oportunizaram boas reflexões a partir da epistemologia da prática profissional, nos permitindo ressignificar a formação docente. Reconhecemos que a reestruturação curricular, para a formação inicial, é um desafio a ser enfrentado, pois articula-se na fronteira entre interesses institucionais, locais e nacionais que ora favorecem, ora desmerecem a ideia de que o professor precisa passar por um processo formativo que o prepare para o exercício de sua profissão e lhe sirva como catalisador na continuidade dessa formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Chaveiro Soares, UFMT

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora do Departamento Química da UFMT/Área de Ensino. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PGECN/UFMT). Orientadora da Residência Pedagógica em Química (agosto 2018 a janeiro 2020).

Mariuce Campos de Moraes, UFMT

Doutora em Educação pela UFMT. Professora do Departamento Química da UFMT/Área de Ensino. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais (PGECN/UFMT). Coordenadora Institucional PIBID.

Downloads

Publicado

2021-02-02

Como Citar

SOARES, E. C.; MORAES, M. C. de. O estágio docente em ação: sujeitos, projetos, programas e perspectivas na formação do professor de química. Revista Hipótese, Bauru, v. 7, p. e021013, 2021. DOI: 10.47519/eiaerh.v7.2021.ID44. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/44. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas