Análise do processo de refuncionalização de área contaminada em São Paulo-SP

Autores

  • Valéria Aparecida Fernandes Centro Universitário Padre Anchieta
  • André Luiz da Conceição Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Brownfields, Refuncionalização, Área Contaminada, Reabilitação

Resumo

A industrialização na capital paulista no final do século XIX alterou o uso e ocupação de solo, inserindo diversos processos fabris, sendo que muitos eram poluidores. Posteriormente, com a desconcentração industrial formaram-se espaços abandonados, cuja a reutilização é dificultada pela contaminação ambiental, caracterizando os brownfields. O presente estudo objetivou analisar a refuncionalização de uma antiga área industrial contaminada que hoje é residencial, localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo-SP. A refuncionalização desta área pode contribuir para reduzir a expansão urbana, minimizar os riscos ao meio ambiente e aos seres humanos, além de valorizar a região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Aparecida Fernandes, Centro Universitário Padre Anchieta

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta).

André Luiz da Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Doutor e Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

FERNANDES, V. A.; CONCEIÇÃO, A. L. da. Análise do processo de refuncionalização de área contaminada em São Paulo-SP. Revista Hipótese, Bauru, v. 5, p. 312–325, 2019. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/137. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas