Eficiência da Região Metropolitana de Campinas sob as perspectivas ambiental, econômica e social

Autores

  • Denise Helena Lombardo Ferreira Universidade Católica de Campinas
  • Ingrid Metzner Morais Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Análise Envoltória de Dados, Região Metropolitana de Campinas

Resumo

É necessário cada vez mais pensar em soluções para que as cidades atendam ao contexto da sustentabilidade. Nesse sentido o objetivo desta pesquisa é verificar a eficiência dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas sob a perspectiva ambiental, econômica e social. Para isso fez-se uso da ferramenta Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) com a aplicação dos modelos CCR e BBC com orientação a inputs disponíveis no Programa Microsoft Excel – DEA Frontier. Os resultados obtidos com o uso dos modelos CCR apontam que as cidades Jaguariúna e Paulínia mostraram ser as mais eficientes nas três perspectivas, enquanto no modelo VRS, as cidades foram Jaguariúna, Paulínia, Valinhos e Vinhedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Helena Lombardo Ferreira, Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação Matemática, Unesp – Rio Claro, Professora e Membro do Mestrado em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, CEATEC.

Ingrid Metzner Morais, Universidade Católica de Campinas

Estudante de graduação da Engenharia de Produção. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, CEATEC

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

FERREIRA, D. H. L.; MORAIS, I. M. Eficiência da Região Metropolitana de Campinas sob as perspectivas ambiental, econômica e social. Revista Hipótese, Bauru, v. 5, p. 611–624, 2019. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/180. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)