Gênero e educação

relato da opressão vivida por meninas quilombolas no Paraná

Autores/as

  • Juliana Berg Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palabras clave:

Quilombolas, Meninas, Gênero

Resumen

O presente texto traz a percepção de pesquisadores sobre a vulnerabilidade vivida por meninas quilombolas da comunidade de Invernada Paiol de Telha no interior do Paraná acerca da possível opressão sentida no ambiente escolar. Uma reflexão que objetivava inicialmente observar o julgamento moral de crianças quilombolas e que em seu percurso encontrou relatos de vidas esquecidas pela sociedade heteronormativa e branca. Nessa perspectiva, o artigo traz o resultado de conversas e dilemas propostos, organizados seguindo o método clínico, discutindo identidade quilombola, gênero e etnia de meninas com idade entre 10 e 14 anos de idade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Berg, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014), onde atua como pesquisadora e docente; Graduada Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999).

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutora em Educação pela UNESP (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Possui graduação em Pedagogia Orientação Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1997). Membro da Sociedade Brasileira Jean Piaget, SBJP, Brasil. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associado do GT de Psicologia da Educação. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Membership in the Jean Piaget Society (JPS).

Publicado

2016-02-02

Cómo citar

BERG, J.; VESTENA, C. L. B. Gênero e educação: relato da opressão vivida por meninas quilombolas no Paraná. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 3, p. 7–37, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Métrica