Como fomentar “Refúgios” de biodiversidade em cidades, utilizando estratégias de baixo custo

Autores

  • Welber Senteio Smith Universidade Paulista
  • Rafael Ramos Castellari Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba
  • Mirna Aparecida Sanches Universidade Paulista

Palavras-chave:

Biodiversidade urbana, Políticas Públicas, Recuperação Ambiental, Educação Ambiental

Resumo

Diante da necessidade de promover políticas públicas para conservação e recuperação da biodiversidade urbana, a Prefeitura de Sorocaba elaborou o programa “Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade”, subsidiando ações de conservação. Entre os projetos que compõem o programa está o “Refúgios da Biodiversidade” que tem como objetivo qualificar áreas no município como APPs, parques, praças, lagos, córregos e o rio Sorocaba para conservar a flora e a fauna. Foram implantadas 29 áreas de “Refúgios da Biodiversidade”, sinalizadas através de placas educativas e o plantio de 12.500 mudas nativas. O trabalho educativo sensibilizou a população para a implantação dos refúgios e envolveu a imprensa, ações nas escolas e em parques municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welber Senteio Smith, Universidade Paulista

Pós graduação em Processos Técnológicos e Ambientais, Universidade de Sorocaba. Laboratório de Ecologia estrutural e funcional, Universidade Paulista, Campus Sorocaba. Pós Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, USP-São Carlos, Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba.

Rafael Ramos Castellari, Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba

Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba.

Mirna Aparecida Sanches, Universidade Paulista

Laboratório de Ecologia estrutural e funcional, Universidade Paulista, Campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

SMITH, W. S.; CASTELLARI, R. R.; SANCHES, M. A. Como fomentar “Refúgios” de biodiversidade em cidades, utilizando estratégias de baixo custo. Revista Hipótese, Bauru, v. 2, n. 2, p. 131–145, 2016. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/151. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas