A didática e a ética

a utopia do formador líquido

Autores

  • Almir Ribeiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Didática, Ética, Utopia, Tecnologia

Resumo

Este estudo paraleliza a prática da Didática com o da Ética como sistemas reflexivos dinâmicos e intrinsecamente intercomunicantes. A utopia da efetividade do conhecimento é fundamentada mais na Didática e seus procedimentos do que na apreensão do conteúdo; e a interação afetiva é determinante. O aparecimento incessante de tecnologias impõe novos processos didáticos, novas éticas. O pano de fundo da fabulação oriental ilumina novas lógicas o gesto didático e lúdico do ensina/aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Ribeiro, Universidade de São Paulo

Doutor e pós-doutor em Artes Cênicas pela USP; mestre em Artes Visuais (UFRJ), especialista em Filosofia (UBM), pedagogo e diretor teatral. É professor de Atuação, Ética e Crítica teatral (UFSC) e autor dos livros Gordon Craig e a Pedagogia do Über-marionette (2016) e Kathakali: Uma Introdução ao Teatro e ao Sagrado da Índia (2000).

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

RIBEIRO, A. A didática e a ética: a utopia do formador líquido. Revista Hipótese, Bauru, v. 4, n. 4, p. 199–218, 2018. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/293. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Métricas