O curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira – CECULT UFRB

Desafios da implantação na modalidade EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID409

Palavras-chave:

Educação musical, Música popular, Recôncavo da Bahia

Resumo

Em 2021, iniciou-se o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira – modalidade EaD, pela UFRB, iniciativa do centro universitário CECULT e da superintendência SEAD, com o apoio da CAPES. Partindo de uma proposta inovadora de cursos de arte, cultura e suas linguagens, mais especificamente, de uma experiência exitosa de implantação de curso de formação de educadores/as em música na modalidade presencial, a oportunidade permitiu ampliar um processo corrente de interiorização do ensino superior. Apresentamos um relato dessa experiência, discutindo algumas peculiaridades e desafios encontrados nesse processo bastante recente, problematizando as questões do ensino da música e das artes em sua modalidade a distância e online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Santo Amaro – BA – Brasil

Docente Adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT). Doutorado em Música (UNICAMP).

Referências

ALBUQUERQUE, A. P. L. O ensino do canto popular na Universidade Pública brasileira: Um breve panorama. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 26., 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2016. Available at: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2016/4487/public/4487-14332-1-PB.pdf. Access: 12 June 2022.

BAIA, S. F. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999). 2010. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2010. Available at: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14022011-115953/pt-br.php. Access: 28 Sept. 2020.

BOLLOS, L. H.; COSTA, C. H. Considerações sobre harmonização e música popular na disciplina Piano Complementar. Per Musi. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

BRASIL. Lei n. 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Access: 02 Nov. 2021.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES n. 05/2018. Chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB. Brasília, DF: CAPES, 2018. Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018Edital52018UAB2.pdf. Access: 17 Oct. 2021.

CARDOSO, A.; SANTOS, A. G.; ESPÍRITO SANTO, E.; MOREIRA, J. A. Modelo pedagógico virtual UFRB: Por uma educação aberta e digital._ Cruz das Almas, BA: UFRB, 2018. Available at: https://www2.ufrb.edu.br/ead/images/Modelo_Pedagogico.pdf. Access: 16 Oct. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOHN, D. M. Aulas on-line de instrumentos musicais: Novo paradigma em tempos de pandemia. Revista da Tulha, v. 6, n. 2, p. 152-171, 2020. Available at: https://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/170749. Access: 8 Nov. 2021.

LIRA, C. P. A charanga no município de Santo Amaro da Purificação: Música, cultura e aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Available at: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29422. Access: 28 Mar. 2021.

NAPOLITANO, M. Seguindo a canção: Engajamento político e indústria cultural na trajetória da música popular brasileira (1959-1969). 1999. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Available at: https://repositorio.usp.br/item/001015199. Access: 13 Oct. 2022.

NAPOLITANO, M. História e música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NAVES, S. C. A canção crítica. In: MATOS, C. N.; MEDEIROS, F. T.; TRAVASSOS, E. (org.). Ao encontro da palavra cantada: Poesia, música e voz. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2001.

ROSA, J. G. Grande sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

SANDRONI, C. Adeus à MPB. In: CAVALCANTE, B. et al. Decantando a República v. I: Inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira; São Paulo: Ed. Perseu Abramo, 2004.

SANTOS, J. C. P. A Implementação do Bacharelado em Música Popular: O caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MÚSICA POPULAR NA UNIVERSIDADE, 1., 2015, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2015.

TAGG, P. A análise de música popular: Teoria, método e prática. Em Pauta, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 23, p. 5-52, dez. 2003. Available at: https://www.seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/9404. Access: 23 Feb. 2021.

TATIT, L. O cancionista: Composição de canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

TATIT, L. O século da canção. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.

WISNIK, J. M. Sem receita: Ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

DE VASCONCELOS, J. L. R. O curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira – CECULT UFRB: Desafios da implantação na modalidade EAD. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022015, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID409. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/409. Acesso em: 21 nov. 2024.

Métricas