Ferramentas digitais de mixagem no desenvolvimento de habilidades musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47519/eiaerh.v8.2022.ID413

Palavras-chave:

Mixagem, Habilidades musicais, Produção musical

Resumo

O artigo apresenta um software, sendo a estação de trabalho de áudio digital Cakewalk by BandLab, e o site Cambridge Music Technology (sessão: The 'Mixing Secrets' Free Multitrack Download Library) como ferramentas com alto potencial educacional por serem de uso gratuito e com qualidade profissional, em termos do processo comercial de produção musical. Ao final, é apresentada uma listagem de habilidades musicais baseada em literatura e sugestões de quais delas podem ser aprimoradas no estudante durante a atividade prática da mixagem de fonogramas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Lúcio Alves Santiago, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Professor do Departamento de Artes e Comunicação. Doutorado em Engenharia de Produção.

 

Caroline Torkomian Joaquim, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil

Licencianda em Música.

Referências

BANDLAB. Blog.bandlab.com. Site da organização, 2021. Disponível em: https://blog.bandlab.com/about/. Acesso em: 15 out. 2021.

BREGITZER, L. Secrets of Recording: Professional Tips, Tools & Techniques. United States of America: Elsevier, 2007.

CAMBRIDGE MUSIC TECHNOLOGY. Cambridge Music Technology. 2021. Site da organização. Disponível em: https://cambridge-mt.com/. Acesso em: 15 out. 2021.

CERNEV, F. K.; MALAGUTTI, V. G. #Escola #Música #Tecnologia: Apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula. Música Na Educação Básica, Londrina, v. 7, n. 7/8, p. 96-107, 2016. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/article/view/73. Acesso em: 25 mar. 2021.

CUNHA, G.; MARTINS, M. Tecnologia, Produção & Educação Musical Descompassos e Desafinos. In: CONGRESSO RIBIE, 4., 1998, Brasília. Anais [...]. Brasília, DF: UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/niee/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/235.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

DE MAN, B. et al. Perceptual evaluation of music mixing practices. Audio Engineering Society, Warsaw, Convention Paper 9235, may. 2015. Presented at the 138th Convention Audio Engineering Society, 2015.

DE MAN, B.; REISS, J. D. The mix evaluation dataset. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AUDIO EFFECTS (DAFX-17), 20., 2017, Edinburgh. Anais […]. Edinburgh, UK. 2017.

GIBSON, D. The Art of Mixing: A visual guide to recording, engineering and production (Mix Pro Audio Serie). 3. ed. United States of America: Routledge, 2018.

HALLAM, S. Music Psychology in Education. 25. ed. London: Institute of Education, University of London. 2006.

HALLAM, S.; PRINCE, V. Conceptions of Musical Ability. Sage Journals, Research Studies, in Music Education, v. 20, n. 1, p. 2-22, 1 jun. 2003. Disponível em: https://journals.sagepub.com/toc/rsma/20/1. Acesso em: 16 fev. 2022.

JOSEPH, A. Options for implementing the arts standards through music by grade level. Olympia, WA: Office of Superintendent of Public Instruction, 2011.

LIMA, T. R. Redes sociais e circulação musical. In: RIBEIRO, J. C.; FALCÃO, T.; SILVA, T. (org.). Mídias sociais: Saberes e representações. Salvador: EDUFBA, 2012.

MENESES, E. A. L.; NOVO, J. E. F. Educação musical através da improvisação livre com recursos computacionais: Contribuições e desafios. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 25., 2015, Vitória. Anais [...]. Vitória, ES: APPOM, 2015. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/291814085_Educacao_musical_atraves_da_improvisacao_livre_com_recursos_computacionais_contribuicoes_e_desafios. Acesso em: 10 fev. 2022.

NAKANO, D. N. A produção independente e a desverticalização da cadeia produtiva da música. Gestão & Produção, São Carlos, v. 17, n. 3, p. 627-638, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/znFnp46bGtkR5qc67HHpcGS/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2022.

OWSINSKI, B. The mixing engineer’s handbook. 4. ed. Vallejo, CA: Mix Books, 1999.

OWSINSKI, B. The music producer’s handbook. New York: Hal Leonard, 2010.

SANTIAGO, G. Guia completo de mixagem para iniciantes: Abordagem prática in the box. Glauber Santiago, 2021. 1 Vídeo (69 min). Disponível em: https://youtu.be/agQTPO9mCsg. Acesso em: 15 out. 2021.

SAVAGE, S. Mixing and Mastering in The Box: The guide to making great mixes and final masters on your computer. Oxford: Oxford university press, 2014.

SOUZA, M. S. Software Livre e Educação: Uma Proposta de democratização do acesso ao conhecimento. In: SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA – SEMOC, 7., 2004, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Católica do Salvador (UCSal), 2004.

STASIS, S. et al. Audio processing chain recommendation. INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL AUDIO EFFECTS (DAFX-17), 20., 2017, Edinburgh. Anais […]. Edinburgh, UK. 2017.

WILSON, A.; FAZENDA, B. Variation in multitrack mixes: Analysis of low-level audio signal features. Journal of the Audio Engineering Society, v. 64, n. 7/8, p. 466-473, jul./ago. 2016. Disponível em: https://www.aes.org/e-lib/browse.cfm?elib=18332. Acesso em: 16 fev. 2022.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

SANTIAGO, G. L. A.; JOAQUIM, C. T. Ferramentas digitais de mixagem no desenvolvimento de habilidades musicais. Revista Hipótese, Bauru, v. 8, n. esp1, p. e022018, 2022. DOI: 10.47519/eiaerh.v8.2022.ID413. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/413. Acesso em: 19 set. 2024.

Métricas