A filosofia e os desafios da educação contemporânea...

Autores/as

  • Antonio Joaquim Severino Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Filosofia, Cultura, Educação

Resumen

O propósito do ensaio é explicitar alguns elementos para uma reflexão sobre a imprescindibilidade da mediação da Filosofia nas tramas sócio-culturais da sociedade contemporânea, em que pesem as profundas mudanças pelas quais essa sociedade vem passando nos tempos de ingresso no terceiro milênio. As extensas e intensas transformações que desenham um novo cenário para a cultura humana, longe de descartarem a contribuição da formação filosófica, tornam-na ainda mais necessária. Defende, então, que se impõe, mais que nunca, fecundar a educação com um permanente debate sobre as dimensões éticas, políticas, estéticas, epistêmicas e antropológicas. Reafirma a missão por excelência da educação em geral e da educação universitária em particular com vistas a assegurar aos profissionais que habilita uma formação integral, que vá além da mera qualificação técnica. Ainda que assumindo uma perspectiva de universalidade, a reflexão se pauta na particularidade da situação concreta do contexto sociocultural da realidade brasileira contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Publicado

2015-07-30

Cómo citar

SEVERINO, A. J. A filosofia e os desafios da educação contemporânea... Revista Hipótese, Bauru, v. 1, n. 4, p. 34–49, 2015. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/92. Acesso em: 22 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos

Métrica

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.