A filosofia e os desafios da educação contemporânea...

Autores

  • Antonio Joaquim Severino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Filosofia, Cultura, Educação

Resumo

O propósito do ensaio é explicitar alguns elementos para uma reflexão sobre a imprescindibilidade da mediação da Filosofia nas tramas sócio-culturais da sociedade contemporânea, em que pesem as profundas mudanças pelas quais essa sociedade vem passando nos tempos de ingresso no terceiro milênio. As extensas e intensas transformações que desenham um novo cenário para a cultura humana, longe de descartarem a contribuição da formação filosófica, tornam-na ainda mais necessária. Defende, então, que se impõe, mais que nunca, fecundar a educação com um permanente debate sobre as dimensões éticas, políticas, estéticas, epistêmicas e antropológicas. Reafirma a missão por excelência da educação em geral e da educação universitária em particular com vistas a assegurar aos profissionais que habilita uma formação integral, que vá além da mera qualificação técnica. Ainda que assumindo uma perspectiva de universalidade, a reflexão se pauta na particularidade da situação concreta do contexto sociocultural da realidade brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Joaquim Severino, Universidade de São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

SEVERINO, A. J. A filosofia e os desafios da educação contemporânea... Revista Hipótese, Bauru, v. 1, n. 4, p. 34–49, 2015. Disponível em: https://revistahipotese.editoraiberoamericana.com/revista/article/view/92. Acesso em: 22 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Métricas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.